A segunda parte do objetivo de Deus na sua comunicação conosco é que nos conformemos à verdade. Em Romanos 8:29, Paulo escreveu que Deus nos predestinou "para sermos conformes à imagem de seu Filho".
Como Deus vai nos conformar à sua imagem? Revelando a verdade da sua imagem. Ao sermos confrontados com a verdade, podemos fazer uma de duas coisas: recusarmo-nos a ser conformados ao molde divino ou submetermo-nos à sua vontade e ser moldados à sua semelhança.
... Precisamos ouvir para podermos compreender e compreender para sermos moldados e conformados à sua verdade. Deus nunca fala conosco apenas para nos entreter. Deus fala conosco para que sejamos semelhantes a Jesus. Tiago disse: "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era" (1:23-24). Não devemos simplesmente ouvir, mas também obedecer - não simplesmente olhar de relance para a Palavra, mas tomar posse dela. Estamos sempre passando por um de dois processos: resistindo à verdade de Deus ou sendo moldados por sua verdade e conformados a ela.
(Trecho extraído do livro "Como ouvir a voz de Deus" de Charles Stanley - Editora United Press.)