PRIMEIRO: Procure dedicar um pouco de tempo, ainda bem cedo, todos os dias, para orar e meditar na Palavra de Deus. Quanto mais cedo, melhor. Um bom horário pela manhã seria antes de comer. [...] Vamos colocar a oração em primeiro lugar, tendo um período só para isso, antes de qualquer outra coisa no dia.
SEGUNDO: Crie o hábito de orar até alcançar paz com relação ao problema ou a dificuldade que esteja passando. Frequentemente não obtemos resposta a uma oração em um mesmo dia. Podemos, prém, a cada dia alcançar a doce paz ao saber que Deus ouvir, e que deixamos o problema nas mãos do nosso Pai Celestial.
TERCEIRO: É preciso separar tempo para orar sobre os problemas que nos sobrevêm.
QUARTO: Deixe de formalidades e permita que a oração seja uma conversa simples com Deus. Cada crente deveria dizer, muitas vezes por dia: Senhor, pequei nisso; perdoa-me; ou Senhor, ajuda-me a saber o que dizer a esta pessoa! Ou ainda: Senhor, ajuda-me na solução dessa dificuldade. Faça da oração um detalhe importante da sua vida, junto com todos os demais.
QUINTO: Procure seguir os exemplos da Bíblia e seus ensinos sobre a oração.
O QUE IMPORTA É ORAR.
Procuremos penetrar todas as riquezas da oração encontradas na Bíblia. Dediquemos tanto tempo à oração como os personagens bíblicos. Choremos tanto como eles choraram. Jejuemos tanto como eles jejuaram. Façamos da oração a grande meta da nossa vida. O maior gozo. A atividade sempre inacabada.
Você está disposto, neste exato momento, a confessar a Deus o seu pecado de não orar?
(Trecho extraído do livro "O Pecado de Não Orar" de Jonathan e John R. Rice - Editora Vale da Benção.)